Buscar
  • High Clean

5 carros sustentáveis à venda no Brasil


Tema cada vez mais presente, a Sustentabilidade é uma nova forma de se portar perante o mundo, e passou a ser adotada por múltiplas parcelas da sociedade. Seja nos setores industriais, como também pelos cidadãos comuns que começaram a ter maior consciência sobre seus impactos na natureza. Nessa linha, o grande desafio das montadoras de veículos, responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera, é o desenvolvimento de carros sustentáveis, que consigam corresponder com a demanda dos motoristas, e poluam menos o nosso planeta.


Mas afinal o que são carros sustentáveis? Quais modelos estão disponíveis no Brasil? Essas respostas você confere a partir de agora!


Muitos confundem carros sustentáveis com os veículos elétricos. Outros valores, na verdade, devem ser levados em conta para que o “quatro rodas” seja considerado, de fato, um carro sustentável. O Conselho Americano para uma Economia Energeticamente Eficiente classifica carros sustentáveis utilizando os seguintes parâmetros: economia de combustível, emissões de carbono, impacto global ambiental, manufatura e fonte de energia utilizada.


Dessa maneira, veículos elétricos podem sim serem carros sustentáveis, mas não necessariamente. Apesar de não gerar emissão de gás carbono, os elétricos podem seguir causando impacto global alto, tendo em vista os efeitos que a sua fonte de energia ocasiona no meio-ambiente. Então para que um elétrico seja classificado como um carro sustentável é preciso levar em conta se a fonte de energia do local onde ele está circulando é renovável, por exemplo.


No Brasil, boa parte dos carros sustentáveis são híbridos. Ou seja, eles funcionam tanto à combustível como também à energia. Abaixo separamos cinco carros disponíveis no país que podem ser considerados sustentáveis quando levamos em conta a baixa emissão de gases tóxicos, um dos principais pontos a serem avaliados.



Ford Fusion Híbrido


O modelo da Ford emite apenas 81 gramas de gás carbônico por quilômetro. Vale ressaltar que o modelo convencional emite 147 gramas. Ele é movido a gasolina e eletricidade, com um motor 2.0. A potência combinada é de 190 cv, gastando 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. Modelos híbridos costumam ser mais econômicos no meio urbano por conta do reaproveitamento de energia cinética de frenagens.


Volvo S90 T8


Mais um veículo híbrido que precisa entrar nessa lista de carros sustentáveis disponíveis no Brasil. O Volvo S90 T8 possui um motor a combustão 2.0 turbo que oferece 320 cv somados a um propulsor elétrica, que gera 407 cv e 62,2 kgfm. O veículo também conta com piloto automático adaptativo e consome 20 km/l na cidade e 25 km/l na estrada. Ele emite apenas 56 gramas de CO2 por quilômetro rodado.


BMW 530e


Esse carro sustentável combina um propulsor elétrico a um motor a gasolina de quatro cilindros para atingir uma potência conjunta de 248 cv e 42,8 kgfm. O sedã emite 65 gramas de CO2/km. O consumo é de 20.9 km/l na cidade e 21,1 km/l na estrada.


Toyota Prius



O fabricante japonês resolveu apostar nos carros sustentáveis e criou uma potência em forma de um modelo híbrido, que já é o mais vendido no mundo. O Toyota Prius emite 71 gramas de C02 por quilômetro e consome apenas 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. O modelo conta com um motor 1.8 com 98cv de potência e 14,2 kgfm de torque.


Porsche Panamera e-Hybrid

Atualmente duas versões híbridas são importadas para cá. O Panamera 4 E-Hybrid combina um motor V6 2.9 biturbo de 330 cv e 45,8 mkgf. A potência combinada é de 482 cv, com 71,4 mkgf. O consumo de combustível é de 17,8 km/l na cidade e 25,7 km/l na estrada. Além disso, essa versão emite apenas 61 gramas de C02 por quilômetro.


Já a versão Turbo S e-Hybrid vem com um motor V8 4.0 biturbo. A gasolina, ele gera 440 cv e já a eletricidade entrega 136 cv. Combinado, a potência desenvolve 680 cv e 86,7 mkgf. Com consumo médio de gasolina de 34 km/l. Essa versão emite um pouco mais de CO2/km, sendo 66g/km.


Além dessas cinco, existem outras opções de carros sustentáveis disponíveis no mercado brasileiro. Apesar dos preços mais elevados, esse investimento está se popularizando por conta do consumo mais consciente.


Amanhã, 05/06 é o Dia Mundial do Meio Ambiente, e como citado na matéria acima devemos buscar soluções sustentáveis para preservar nosso planeta. A High Clean é uma estética automotiva que se preocupa com o meio ambiente, utilizando produtos bio-degradáveis e água de reuso, com a qualidade premium que seu carro merece! www.highcleansp.com.br Rua Nicolau Barreto 22, Brooklin - SP Tel. (11) 2639-2922 | WhatsApp (11) 93323-2233

24 visualizações0 comentário