top of page

6 principais cuidados com bancos de couro


Se você tem um banco de couro no seu carro, sabe que eles são incrivelmente lindos e confortáveis, mas exigem cuidados para lá de especiais, certo? E, para quem tem crianças ou animais de estimação, os cuidados devem ser redobrados, pois os bancos precisam estar sempre limpos para durarem mais tempo.

De fato, é uma tarefa difícil. Então, para facilitar esse tratamento, resolvemos te trazer este post. Continue lendo e conheça os principais cuidados com bancos de couro que você deve adotar agora mesmo!


1. Não use produtos químicos na limpeza

A limpeza de um veículo com bancos de couro pode ser bem mais fácil que os modelos de tecido, já que a sujeira se desprende com mais facilidade, mas ainda envolve cuidados especiais.

Em primeiro lugar, os produtos à base de álcool, querosene e removedores devem ser evitados sempre, pois desgastam o couro e podem provocar aquelas rachaduras que acabam com o aspecto do material. Isso sem contar com o aparecimento de manchas opacas, que é tudo o que ninguém quer, certo?

O ideal, portanto, é usar o tradicional pano úmido com um pouquinho de sabão, para tirar as sujeiras e remover as manchas com segurança.


2. Tenha cuidado com o sol

Os carros com bancos de couro não devem ficar em lugares muito ensolarados ou quentes. Como você deve imaginar, isso pode danificar o material, fazendo com que ele perca o brilho e fique com aquele aspecto ressecado.

Tudo isso pode desvalorizar seu carro em uma venda futura — além de incomodar enquanto você utiliza, já que o desgaste pode ficar bem feio e ainda dar um aspecto de que o carro é descuidado.

Por isso, pare sempre o veículo na sombra e lute para preservá-lo. Assim, você consegue cuidar dos bancos e, de quebra, de qualquer outra parte que seja revestida com couro.


3. Use as esponjas de cozinha

Para limpar o couro natural ou sintético, você pode apostar no pano úmido que comentamos acima. Caso a sujeira persista por mais tempo e seja mais forte, você pode contar com a ajuda de um sabão neutro e as esponjas de cozinha.

Agora, para uma limpeza ainda mais efetiva, você pode seguir um certo ritual e contar com a ajuda de um pulverizador (desses de jardim mesmo). Coloque dentro dele 200ml de água e uma colher de detergente neutro.

O ritual é o seguinte: agite o frasco, pulverize o lugar e passe esfregando com a esponja de cozinha. Se a limpeza for leve, o ideal é que você use a parte mais macia da esponja. Assim, você não danifica o couro, consegue retirar as marcas e faz com que ele fique limpo.

Contudo, se a sujeira estiver impregnada e for mais pesada, é preciso esfregar com um pouco mais de força — mas sempre tendo cuidado para não danificar o revestimento. Faça tudo com muita delicadeza!

Para fechar o processo, passe um pano para retirar o excesso de sujeira e deixar seu carro brilhando. Depois disso, você vai ter até mais prazer ao se sentar nele!


4. Invista em uma boa hidratação

Quem quer manter os bancos de couro bonitos e bem cuidados precisa hidratá-los sempre que possível. Atualmente, já existem muitos produtos que fazem esse trabalho de forma completa, revitalizando-os e fazendo com que estejam com a cara e aspecto de novo.

O ideal é que esse procedimento aconteça ao menos uma vez no ano, e você pode optar por fazer por conta própria ou em oficinas especializadas. Além dos produtos especializados, você também pode aproveitar para aplicar hidratantes de pele — mas apenas se o revestimento for mesmo de couro (e não revestimento sintético).

Assim, quando o banco estiver limpo, é só passar uma camada de creme. Esse hidratante cria uma camada protetora que faz com eles durem mais, e você vai ter seu banco bonito e bem cuidado por mais tempo.


5. Faça os reparos com rapidez

Se o seu banco de couro sofrer algum tipo de desgaste, é bom fazer o reparo o mais rápido possível. Caso alguma parte seja queimada pela pola de cigarro ou seja esfolada pelo uso, por exemplo, é essencial providenciar sua troca.

Como o revestimento é costurado em pedaços, muitas vezes uma simples troca do lugar danificado já resolve o problema. Ainda assim, é sempre bom conversar com um profissional para saber mais detalhes, pois, às vezes, é necessário trocar um pedaço maior, já que os lotes podem ter cores diferentes.

Se o dano for superficial, como um pequeno arranhão, o reparo pode ser ainda mais simples — como apenas uma pintura no local, sem a necessidade de retirar a peça.

Contudo, vale ressaltar que a mão de obra para esse tipo de serviço pode ser mais cara do que o preço da peça em si. Então, pode ser que valha a pena trocar tudo de uma vez.


6. Seja cauteloso com bancos de couro

É bom tomar muito cuidado na hora de comer ou beber dentro do veículo. Derrubar água, sucos e refrigerantes pode ser muito comum se você come no carro, e pode destruir e acabar com seu estofamento.

No caso de quem tem cachorros ou crianças, é bom também colocar um pouco de bicarbonato de sódio no banco. Assim, fica mais fácil eliminar o odor super desagradável que pode impregnar no couro em caso de vômitos, urina ou fezes.

Além disso, a cor do revestimento também pode mudar muito. O ideal é que os pretos sejam limpos ao menos uma vez por mês e, aqueles com aspectos mais claros, a cada 15 dias — ou até menos, seguindo sempre a necessidade.

Por fim: se você usa muito do ar-condicionado, é bom prestar bastante atenção, pois ele pode ressecar o material e provocar os temíveis rachamentos. Lembre-se: às vezes, é melhor preservar e tomar medidas antes do que ter que trocar todo o estofamento por conta de um desgaste irreversível.

Bom, depois de ler e ficar sabendo sobre todos esses pontos, ficou bem mais fácil adotar esses cuidados com bancos de couro, não é mesmo? Dessa forma você mantém seu carro bem cuidado por mais tempo!


[Fonte: Honda]


A High Clean oferece o serviço de Hidratação de bancos de couro com produtos especias, que além de revitalizar e proteger devolvem sua cor original com efeito prolongado;

74 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page