top of page

8 inimigos da pintura automotiva que você precisa eliminar o mais rápido possível


Veja quais são as situações que oferecem mais dado à lataria e à pintura do carro; vários problemas são irreversíveis se não forem tratados com rapidez

 

1) Cocô de passarinho

As fezes de aves são corrosivas e podem provocar manchas na pintura do carro. O material orgânico ataca a superfície do verniz, causando "buracos" nessa camada. Essa correção tardia é complicada e, às vezes, requer uma repintura.

 

2) Chuva ácida

Ela pode atacar a pintura do automóvel por conta da presença de gases e partículas ( como o azoto e enxofre) na atmosfera. Esse fenômeno ocorre principalmente em grandes cidades e, infelizmente, não tem como prevenir ou identificar qual o tipo de chuva.


3) Chuva de granizo

As pedrinhas de gelo podem provocar amassados e até remover um pouco da pintura no ponto em que há a colisão do gelo com o carro - os chamados "chips". Se isso acontecer, não demore para procurar um profissional para o reparo, pois além de danificar a pintura, há risco de infiltração de água, o que enferruja a lataria.

 

4) Maresia


Quem mora em cidades litorâneas deve tomar ainda mais cuidado com a pintura do carro.

Se o veículo apresentar amassados, arranhões ou qualquer outro dano que tenha deixado a superfície metálica exposta, procure uma oficina para reparo, pois o contato com a maresia provoca corrosão, a maresia não é só danosa para a pintura.


Também ataca as borrachas, plásticos e os metais da parte mecânica, como motor, suspensão e escapamento. Por isso, depois de retornar de ambientes com maresia intensa (sobretudo em épocas úmidas do ano), faça uma limpeza completa, incluindo uma lavagem que inclua a parte inferior do carro.


5) Temperaturas extremas

 

Frio e calor extremo são situações previstas pelos fabricantes. Como os automóveis são testados em várias condições de uso, espera-se que suportem tais adversidades. O que não significa que possam "sobreviver" sem efeitos colaterais, quando expostos ao extremo.

 

Em temperaturas acima de 35 graus, em regiões como Rio de Janeiro ou Nordeste, ou abaixo de zero, como ocorre no Sul do país, é normal que os plásticos deformem ou esbranquicem. 

 

No entanto, proteção química para todas as superfícies expostas ajuda a preservar a cor e o verniz por mais tempo. Pois, apesar de serem materiais resistentes, estão sujeitos ao desbotamento.

 

 

6) Respingos de tinta


Evite a exposição do automóvel próximo as áreas que estejam sendo pintadas, os resíduos particulados de tinta podem sedimentar sobre pintura.


Tire o mais rápido possível esses respingos de tinta acrílica ou de esmalte. Depois que estiverem curadas ou já completamente secas, será muito mais difícil fazer a remoção. Esse é um problema que não pode esperar.


7) Áreas de construção


Assim como no caso anterior, evite estacionar o veículo próximo às áreas de construção. Por conta da alta concentração de poeira e de cimento, pode ocorrer danos na pintura. Para remover esses sedimentos, molhe bastante o carro com água, isso irá tirar a poeira e amolecer o cimento endurecido, evitando riscos no automóvel.

 

Se isso ocorrer, faça uma lavagem com processos semelhantes à de um off-road, quando é necessário fazer a remoção de material de origem mineral. Ou seja, uma ou mais fases de pré-lavagem, sem contato mecânico abrasivo (sem esfregar) a pintura ou plásticos, antes de efetuar a primeira limpeza com luva de microfibra.

 

Lembre-se de ficar atento aos produtos corretos para cada tipo de sujeira, prestando atenção à sua origem (mineral ou orgânica).

 

8) Resíduo de asfalto

 

Resquícios de material asfáltico podem acabar grudando sobre a pintura, principalmente quando há reparos recentes na via. O piche é derivado do petróleo, portanto, não pode ser removido apenas com água.

 

Na High Clean você encontrará a solução para todos esses problemas, como polimento técnico no caso dos detritos, martelinho no caso dos amassados, funilaria caso necessite, porém a melhor prevenção é a vitrificação automotiva (camada sobre a superfície da pintura com alta proteção) seguido por aplicação de PPF (película com alta tecnologia e resistência).


Proteção completa para seu carro é aqui na High Clean!

Loja Brooklin: Rua Nicolau Barreto,22 – SP

Loja Cidade Jardim: Av Alcides Sangirardi, 82 – SP

Tel. (11) 2639-2922 | WhatsApp (11) 93323-2233

Seu carro merece os cuidados High Clean!

81 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page