Buscar
  • High Clean

Carro blindado: tudo que você precisa saber


A violência no trânsito gera medo e insegurança para os condutores, e ter um carro blindado tornou-se a opção mais procurada pelos brasileiros para garantir segurança e proteção. A blindagem é uma proteção estrutural que visa proteger os ocupantes contra tiros e impactos contra o veículo, muito útil para quem mora em grandes cidades, onde o número de assaltos e uso de arma de fogo tem crescido bastante.


Mas afinal, vale a pena blindar o seu carro? Antes mesmo de comprar ou aperfeiçoar o seu carro é necessário esclarecer muitas dúvidas. Se você já possui um carro blindado ou deseja blindar o seu carro esse é o texto ideal para tirar todas as suas dúvidas de como é realizada a blindagem e quais são as vantagens de garantir essa proteção. Leia o artigo e tire as suas conclusões.

O que é um carro blindado?


Os carros blindados são aqueles que possuem um reforço com camadas de materiais resistentes à balística, com o objetivo de proteger o condutor mais os ocupantes de disparos de armas de fogo, pedras, fuzis e metralhadoras.


Existem diversos níveis de proteção, cada nível oferece uma margem de segurança. Visualmente um carro blindado não é diferente de um comum, porém a blindagem costuma pesar o veículo e exige uma manutenção específica e cuidados básicos.


Como é feita a blindagem?



O processo de blindagem consiste em desmontar o veículo, mantendo apenas a lataria, o motor e painel. São retirados à capa interna do teto e o forro das portas, os bancos, os vidros e as rodas para que os materiais com resistência à balística sejam instalados.


O veículo inicialmente recebe cerca de três camadas de vidro e uma de acrílico (que fica do lado interior do veículo) fixadas com uma cola especial em temperatura elevada.


Os vidros são constituídos de várias placas transparentes de policarbonato que são intercaladas com chapas de vidro.


Na blindagem nível I esse vidro fica com até 2,1 centímetros de espessura, no máximo. Já os resistentes à fuzil passam de 4 centímetros (para ser ter uma ideias um vidro comum só tem 0,6 centímetros de espessura).


Por que blindar o veículo?


Dados de uma pesquisa levantada pelo Sinesp (Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública) apontou que o número de roubos de veículos no Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão nos últimos 4 anos.


Por conta do alto índice de roubos e violência no trânsito é que os condutores têm escolhido a blindagem do automóvel como uma forma de se proteger. A blindagem impede que projéteis de armas de fogo atravessem portas e janelas, sendo assim, mais fácil passar por essa situação sem colocar a vida em risco.


Quais os níveis de blindagem?



Os níveis de blindagem variam de acordo com o tipo de proteção que você deseja, sendo uns mais resistentes do que os outros, sendo eles:


· Nível I: Se tratando do primeiro nível, proporciona uma resistência a armas de menor calibre como revólveres de 22 e 38. É uma opção mais barata, porém limitada.


· Níveis II-A e II: Proteção à projéteis de pistolas 9 milímetros e revólver 357 Magnum.


· Nível III-A: Este é o tipo de blindagem mais procurada e usada no Brasil, representa mais de 98% de todas as blindagens realizadas nos veículos do país, protegendo de submetralhadoras 9 mm e revólveres 44 Magnum. ​

· Nível III: Este nível de proteção torna-se restrito e depende de licença especial fornecida pelo Exército. Sua proteção é mais elevada, pois oferece resistência a tiros de fuzil, e o processo é mais demorado, agregando maior peso ao carro, o que limita até mesmo os modelos que suportam esse nível de blindagem.


· Nível IV: Este tipo de blindagem é o mais potente, porém totalmente proibido para uso civil, sendo exclusivo para pessoas jurídicas e transportadoras de valores.


· Nível V: Este nível de blindagem é atualmente proibido no Brasil. Possui resistência para suportar granadas e armas pesadas de uso militar e tem uso restrito para as Forças Armadas e chefes de Estados.


O carro blindado exige cuidados diferentes?


Sim, são precauções para não danificar as camadas de blindagem e prolongar a vida útil:


· Não bater a porta do carro com o vidro aberto, pois o vidro pode rachar;


· Não deixar a porta aberta mais que o tempo de entrar e sair, pois o peso extra pode empená-la;


· Não estacionar com a roda em desnível (por exemplo, com parte dela sobre o meio-fio);


· Não deixar o veículo muito tempo exposto sob condições climáticas – como muito calor, sol ou frio.


Seguro para carro blindado



Seguro para carro blindado existe, mas tem alguns pontos que se deve levar em conta.


A cobertura para a blindagem não está incluída no seguro auto, por isso é preciso contratar uma cobertura adicional específica que garante danos à blindagem, o que gera um aumento no valor do seguro, pois exige uma mão de obra especializada no caso de sinistro.


Em geral as seguradoras exigem a nota fiscal do serviço de blindagem e a autorização do exército para blindagens, além da vistoria do veículo, mesmo que seja zero quilômetro. Vale sempre ressaltar que esse serviço deverá ser feito com empresa credenciada para garantir segurança e tranquilidade.


A High Clean se preocupa em oferecer o que há de melhor para seus clientes, e a última novidade é a parceria com a Guard Blindagens, empresa credenciada com todos os protocolos.


Por tempo limitado as condições são imperdíveis: blindagem nível IIIA 49.900,00 – 40% sinal + 5 parcelas iguais.


Para mais informações entre em contato

www.highcleansp.com.br Rua Nicolau Barreto 22, Brooklin - SP Tel: (11) 2639-2922 | WhatsApp: (11) 93323-2233 Seu carro merece os cuidados High Clean!


16 visualizações0 comentário