Buscar
  • High Clean

Como proteger seu carro da chuva ácida e de raios ultravioleta?



Quem nunca percebeu o carro mais desbotado ou manchado, apesar de todos os cuidados, atire a primeira pedra. Normalmente, o maior problema para essas queixas vem lá de cima: chuva ácida e raios ultravioleta UVA, UV E UVB.

Infelizmente não dá para escapar desse ataque celeste, mas é possível amenizar (ou retardar) seus efeitos. Chuva ácida


A chuva ácida é aquela que contém, majoritariamente, gases poluentes, como os carbônicos e os nitrosos. Este tipo de precipitação é encontrado em áreas industriais e em grandes centros urbanos e apresenta um pH ácido, abaixo de 5.5, e infelizmente, não há como prevenir.

Ricardo Vettorazzi, gerente técnico do laboratório de repintura automotiva da PPG, afirma que “os efeitos da chuva ácida não são devastadores, pois não chove o tempo todo”. Mas com o contato prolongado, a pintura pode ficar manchada.

Carlos Francisco, analista técnico de treinamento do CESVI Brasil, aponta casos em que os agentes químicos podem até ultrapassar a camada da pintura e corroer o aço carbono. Em locais onde há gotejamento de água, como estacionamentos no subsolo, é necessário o dobro de atenção.


O que fazer?

Nos casos em que as marcas são mais agressivas, " é correto procurar um especialista em revitalização ou repintura para que tome as devidas correções, tanto para as manchas de gota d'água como para as manchas mais agressivas", conclui Carlos.

Um lembrete: esses efeitos de desgaste e queima ocorrem em longo prazo. Não é algo que aparece de um mês para o outro. Ou seja, quanto maior o tempo que o carro ficar exposto a esses fatores, maiores serão os danos. Ao efetuar essa manutenção, é preciso pensar em serviço preventivo - antes de o problema se instaurar.

Raios ultravioleta

Muito mais degradante do que a própria chuva ácida, a incidência solar pode também danificar a pintura do carro. Isso porque a luz solar transmite os raios UVA, UVB e UV, que afetam os carros com pintura de monocamada, e podem deixá-la mais fosca ou manchada.

Porém existem proteções do verniz com bicamadas e tricamadas, (conhecida como vitrificação), essas são resistentes aos raios ultravioleta.

O que devo evitar?

Neste caso, o gerente do CESVI alerta para evitar estacionar em locais onde o veículo ficará exposto a atlas temperaturas, pois o calor pode modificar a tonalidade da cor: "Mas isso só ocorre em temperaturas muito extremas e em longos períodos de exposição."

Produtos no mercado podem ajudar

Francisco indica alguns produtos no mercado que "ajudam na proteção e conservação da pintura, tais como, vitrificação , espelhamento ou cristalização de pintura." Para a aplicação no carro, é imprescindível que seja feita por um profissional.

A High Clean é a escolha certa para prevenir ou corrigir os efeitos causados pela chuva ácida. Caso seu carro já tenha sofrido essas ações os serviços a serem feitos são o polimento técnico que corrige o verniz, removendo as marcas e hologramas, e em seguida aplicação da vitrificação Kisho, que cria uma camada extra sobre o verniz protegendo da ação do tempo e dos raios UV. Estes serviços também podem ser feitos de forma preventiva, sendo o carro 0km ou não, para manter a originalidade da pintura.

Entre em contato e realize um orçamento www.highcleansp.com.br

Rua Nicolau Barreto, 22 - Brooklin - SP Tel. (11) 2639-2922 | WhatsApp (11) 93323-2233 Seu carro merece os cuidados High Clean!

64 visualizações0 comentário