Buscar
  • High Clean

Envelopamento pode ser solução para troca de cor ou proteção da pintura do carro

Atualizado: 30 de Jan de 2019

De uns anos para cá, tem virado moda envelopar os carros para mudança do seu visual. Alguns optam por somente aplicar vinil da mesma cor do carro, mas fosco. Outros preferem ser mais radicais e mudar a cor do carro. E há ainda quem opte em somente aplicar vinil transparente para proteger a pintura original.

Muitas pessoas ainda acham que a aplicação de vinil afeta a pintura do veículo. Para essa afirmativa, existem dois lados. Se o vinil for de baixa qualidade, não tendo uma finalidade específica para o envelopamento automotivo, provavelmente irá afetar a pintura sim por conta da sua cola inapropriada, além do material diferente utilizado na sua composição.


Já os vinis de qualidade de envelopamento mais utilizados, que são os de PVC, têm um tratamento externo para conferir proteção. Um dos maiores inimigos da pintura automotiva é a ação dos raios ultravioleta do sol, e esse envelopamento protege a pintura do veículo desta ação dos raios, prolongando assim a vida útil da pintura do veículo. Existe também uma película de poliuretano de alta resistência mecânica, totalmente transparente (mantendo a cor original do veículo), dando uma proteção muito maior que o envelopamento de vinil. Ela protege a pintura de arranhões, batidas de pedra e riscos de unhas nas maçanetas.


Técnicas mais recentes conseguem aplicar este envelopamento de maneira líquida, a qual é muito mais fácil de retirar e não danifica a pintura. Até mesmo rodas estão sendo alvo desta última forma de aplicação de proteção ou mudança de cor.


Alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de envelopar o seu veículo:


  1. Analise o local, faça o serviço somente em empresas especializadas e com experiência nesse tipo de aplicação.

  2. Somente utiliza produtos renomados e com qualidade reconhecida, para evitar qualquer dor de cabeça.

  3. Não faça a aplicação sobre parte já repintadas no veículo, pois ao retirar o vinil, provavelmente a tinta poderá descascar.

  4. A lavação do veículo após a aplicação deverá ser feita sempre de acordo com as especificações do fabricante para o tipo de material utilizado.

  5. A durabilidade irá depender do tipo de produto, da marca, e da cor aplicada.

  6. Para vinis de PVC, a média de duração (quando se segue a conservação dentro do indicado) é de 5 a 7 anos.

  7. Cores como branco e preto podem ter durabilidade até acima dos 12 anos, e cores metálicas e perolizadas terão menor. Uma pintura bem cuidada e feita com produtos de qualidade pode durar mais de 15 anos. Mesmo com o envelopamento aplicado por tantos anos, não haverá prejuízo à pintura (desde que a mesma estivesse em boas condições e original antes da aplicação).

  8. A maioria dos vinis de qualidade não deixam nem resquícios de cola após sua retirada.

  9. Se for envelopar somente algumas partes do veículo, tenha ciência que poderá apresentar diferença de cor após a retirada do vinil. Lembre-se que as peças envelopadas irão ter proteção contra raios UV, enquanto as não envelopadas sofrerão com os raios, intempéries, poluição, sujeira, etc.

  10. O envelopamento não é um serviço barato, ficando muitas vezes num valor próximo ou até mais alto que uma repintura. Portanto, avalie bem antes do serviço para ver se o envelopamento irá atender exatamente o que necessita.

  11. Importante salientar que qualquer alteração de cor, seja com pintura ou envelopamento, exige inspeção e alteração no documento do veículo junto ao Detran do seu estado. A taxa irá variar de acordo com cada estado, portanto, verifique junto ao site do mesmo.

  12. Envelopamento de um carro inteiro pode levar até 5 dias de serviço, enquanto uma pintura leva em média 15 a 20 dias.

  13. Para quem procura somente dar uma cara nova para as rodas, o envelopamento líquido pode ser uma ótima opção, e hoje já se encontra até em spray para venda.


Vale a pena pesquisar muito bem antes de tomar a decisão. Se seu carro é novo e você somente quer proteger a pintura dele, escolha o envelopamento transparente. Se ele já tem um certo uso, mas a pintura ainda é original e sem marcas, e você apenas está cansado da cor, querendo um novo visual pra ele, o envelopamento colorido poderá ser uma boa opção.

Mas se o carro está com pintura desgastada, algumas partes já retocadas, e você só quer dar um aspecto de novo novamente para ele, opte por uma repintura do carro.

Matéria Blog Passe Carros


Envelopamento automotivo é na High Clean! Se você quer mudar a cor do seu carro sem danificar a pintura original, essa é uma opção muito prática além de deixar a aparência mais moderna e proteger contra os danos do tempo. Com materiais e profissionais de alta qualidade tem garantia de até 5 anos e pode ser aplicado em carros novos ou usados, lembrando que não é recomendado para veículos que já passaram por repintura.


Faça uma visita à Rua Nicolau Barreto, 22 - Brooklin/SP para deixar seu carro do jeito que você sempre quis! Orçamentos e maiores informações pelo chat no site www.highcleanhigienizacao.com.br, pelo telefone: (11) 2639-2922 / (11) 94178-4577 (WhatsApp) ou e-mail: atendimento.highclean@gmail.com

130 visualizações0 comentário