top of page

Excesso de carinho: 5 cuidados com o carro que detonam seu veículo


Tem dono que não economiza dinheiro nem disposição para cuidar do próprio carro.

É verdade que seguir à risca o plano de manutenções recomendado no manual do veículo prolonga a vida útil de componentes, evitando o agravamento de problemas cujo reparo futuro seria mais oneroso.


Contudo, como dizem, todo excesso faz mal, e o ditado também vale para automóveis. Com a (boa) intenção de preservar o patrimônio, há proprietários que exageram no carinho, fazendo eles mesmos ou contratando serviços desnecessários.


Além do desperdício de tempo e dinheiro, há práticas cujo efeito é o oposto do desejado e trazem danos ao amado veículo. Confira cinco exemplos clássicos que não deixam dúvidas: é preciso cuidar, mas do jeito certo.


1 - Polimento da pintura tem limite


Não há problema algum em lavar o carro nos fins de semana e passar aquela cera caprichada na pintura, desde que o veículo esteja na sombra, para prevenir o aparecimento de manchas, também é fundamental usar produtos adequados para esse tipo de cuidado, incluindo esponja e pano de microfibra.


Muitos recorrem ao polimento para devolver o brilho à pintura, especialmente em carros mais antigos e rodados. O resultado chega a impressionar, a ponto de pessoas fazerem elas mesmas o serviço na garagem de casa, utilizando uma máquina politriz, porém, mesmo se você tiver o conhecimento técnico, saiba que polir a pintura não é algo para se fazer com frequência. Polimento é uma ação retificadora, para uniformizar, recuperar o brilho e remover imperfeições. Como remove parte da camada de verniz, ele tem um limite. Existem carros que não toleram mais que três polimentos.


3 - Limpeza 'preventiva' dos bicos injetores.

Nos manuais atuais dos carros não está prevista a limpeza de bicos injetores no plano de manutenção, pois essa cultura vem do tempo do tempo do carburador, quando era preciso remover o depósito de resíduos que se formava. Com a melhora na qualidade do combustível, o surgimento da injeção eletrônica e a evolução dessa tecnologia, a limpeza em intervalos regulares já não é obrigatória.


4 - Encher tanque até a boca para evitar pane seca

O manual do proprietário deixa bem claro: rodar com o tanque constantemente na reserva não é benéfico para o carro, pois, além de trazer risco de pane seca, pode causar danos mecânicos e rende multa de trânsito.


O consumo também sobe nessa situação porque o tanque quase vazio significa mais espaço para vaporização do combustível e taxa de perda por evaporação. Para evitar o problema, há motoristas que preferem encher o tanque o máximo possível, até quase transbordar - ainda mais em tempos de reajustes sucessivos dos combustíveis. Contudo, a estratégia igualmente não é recomendada porque encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é o filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Conclusão: é recomendável parar o abastecimento assim que gatilho for desarmado - o que proporciona nível adequado e seguro.


5 - Descarbonização do motor

A limpeza química da parte interna de motores, conhecida como "flush", é um serviço que promete melhorar o consumo e também a performance. A técnica utiliza produtos que podem ser adicionados diretamente no tanque ou no cárter, com o objetivo de remover a carbonização naturalmente causada pela queima do combustível e do lubrificante consumido no processo.


A prática, contudo, pode causar danos em vez de benefícios - especialmente em veículos com alta quilometragem e maior consumo de óleo - por conta do desgaste natural dos componentes internos do motor como a formação de borra, especialmente em carros que não costumam ser abastecidos com combustível aditivado.


Na High Clean “mais é menos”, ou seja, a avaliação de um carro é feita com total transparência, e somente serão executados os serviços necessários para a manutenção correta do automóvel.

Traga seu carro

Rua Nicolau Barreto 22, Brooklin - SP Tel. (11) 2639-2922 | WhatsApp (11) 93323-2233 Seu carro merece os cuidados High Clean!




48 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page