Quem tem um carro sabe que é muito importante mantê-lo em bom estado. Pequenos cuidados podem evitar sérios problemas, aumentando a longevidade do veículo e garantindo segurança para o motorista e todos os passageiros. Por isso, fazer a manutenção preventiva de carro é uma das melhores e mais baratas formas de manter o veículo em bom funcionamento.
O que é manutenção preventiva?
A manutenção preventiva é uma maneira de manter o funcionamento dos veículos o mais próximo possível das condições originais. O intuito é fazer com que todo o funcionamento do carro seja conservado, em especial sua mecânica. Dessa forma, é possível prolongar a vida útil do automóvel, evitando problemas nos componentes.
Quando fazer uma manutenção preventiva de carros?
De maneira geral, não existe uma data específica para realizar a manutenção preventiva de carro, pois tudo pode variar de acordo com o modelo e o ano de fabricação. Contudo, existem certas práticas comuns que a maior parte dos especialistas recomenda.
Nesse sentido, o indicado é fazer a manutenção a cada seis meses de uso ou após dez mil quilômetros rodados. Caso você rode esse valor em quilômetros antes de seis meses, será necessário fazer a revisão. Lembre-se sempre de conferir o manual do proprietário do carro, pois nesse documento geralmente consta o período para fazer a manutenção de acordo com as indicações do fabricante.
No caso de carros 0km, é importante ficar ainda mais atento às revisões obrigatórias, evitando possíveis problemas que venham de fábrica (embora isso seja raro, não é impossível).
Já no caso de seminovos, o ideal é conferir se o veículo passou por todas as manutenções obrigatórias da própria concessionária. Além disso, vale a pena levar o automóvel em um mecânico de confiança periodicamente e também logo depois de adquiri-lo.
Como fazer a manutenção preventiva?
fluido de freio: o fluido de freio deve ser trocado ao menos uma vez por ano. É importante que os discos, pastilhas e tambores sejam revisados;
óleo: tanto o óleo lubrificante quanto o filtro precisam ser trocados de acordo com a indicação da montadora. Se isso não for feito, pode haver uma série de danos ao motor, causando sérios prejuízos;
sistema de arrefecimento: a limpeza do sistema de arrefecimento (radiador e reservatório de expansão) é indispensável para garantir a refrigeração adequada do motor, evitando superaquecimento;
filtro de ar: é necessário substituir o filtro de ar para garantir que o motor seja conservado, evitando desgastes;
filtro de combustível: o filtro de combustível é responsável por evitar que a sujeira do tanque do carro passe para o motor. Portanto, é fundamental que ele esteja em bom estado;
alinhamento e balanceamento: para evitar que os pneus tenham desgastes excessivos, é importante fazer o alinhamento e o balanceamento. Além disso, quando for fazer a revisão, é importante realizar também o rodízio dos pneus.
A High Clean se preocupa com a conservação dos carros de seus clientes, e para evitar que as manutenções fiquem no esquecimento, criou um Manual com os itens mais importantes, que cabem no porta luvas do carro.
O Manual do carro é um “mimo” especial que a High Clean oferece aos seus clientes, comemorando os 10 anos de atividades.
Venha buscar o seu, e continue cuidando bem do seu carro...aqui na High Clean!
Komentarze