top of page

Qual a importância de fazer a Higienização do Ar-Condicionado no inverno?



O ar condicionado não é diferente dos demais componentes de um veículo e também precisa de limpeza e manutenção constantes. A durabilidade do equipamento, o funcionamento do carro e a saúde do condutor e dos passageiros dependem diretamente dos cuidados relacionados a esse item. Por isso, a limpeza de ar condicionado automotivo é fundamental.

Além do conforto térmico que proporciona, o uso do ar condicionado aumenta a segurança dos ocupantes do veículo e garante que os indivíduos inalem menos poluentes atmosféricos. Porém, para desfrutar desses benefícios, é preciso realizar a manutenção e a limpeza de ar condicionado automotivo com frequência.


- Importância da limpeza de ar condicionado automotivo

A limpeza de ar condicionado automotivo pode evitar cheiros desagradáveis, o acúmulo de sujeira e a proliferação de germes nocivos à saúde. Doenças respiratórias e crises alérgicas são algumas das reações que a poluição e a sujeira presentes no aparelho podem causar. Além disso, a falta de limpeza danifica o sistema de ar condicionado, o que aumenta os gastos com combustível, uma vez que o aparelho se torna menos eficiente.


- Como é feita a Higienização do Ar-Condicionado Automotivo?


Antes de começar a higienização, é importante dar uma olhada na correia do ar-condicionado no seu carro para garantir que está funcionando corretamente.

Não só é a correia importante para manter seu ar-condicionado em funcionamento, como também é importante para manter outros componentes críticos como a bomba de água, bomba de direção hidráulica e o alternador. Verifique por rachaduras, dentes faltando, ou barulhos estranhos quando ela começa a funcionar.


Para fazer a limpeza do ar-condicionado, é necessário efetuar a troca do filtro. Ele desempenha a função de filtrar as impurezas do ar e bloquear a entrada de maus odores no veículo.

Como não existe um prazo estabelecido para trocar o filtro, fique atento aos sinais como mau cheiro e problemas na refrigeração e não deixe de fazer a revisão, momento em que ele, provavelmente, será trocado.


É recomendado que a limpeza seja feita por especialistas, pois é necessário utilizar equipamentos e produtos especiais para remover todo o pó e proteger contra fungos, bactérias e vírus.


- Serviço de limpeza com ozônio ou Oxi-Sanitização para remoção de fungos e bactérias


A Oxi-sanitização é um processo natural de higienização automotiva. Por ser mais forte que o cloro, a limpeza com ozônio elimina fungos, bactérias e vírus em até 99%. Atualmente, esse é o método de higienização automotiva mais eficiente, seguro e recomendado do mercado.

Além disso, a desinfecção por ozônio torna o ar do carro mais limpo e retira odores orgânicos, como de comida, mofo e até mesmo de cigarro.

O O3 atua três mil vezes mais rápido, podendo acabar inclusive com manchas causadas pela umidade.


A higienização com ozônio também reduz a utilização da água na limpeza do carro e não utiliza produtos químicos.

Com o ozônio, seu automóvel fica profundamente limpo e descontaminado em poucos minutos, sem causar quaisquer danos ao meio ambiente!


- Quando fazer a limpeza de ar condicionado automotivo


A manutenção e a limpeza de ar condicionado automotivo devem ser realizadas de acordo com as especificações do manual do fabricante. Geralmente, o indicado é realizá-las a cada 30 mil km rodados ou 6 meses. Entretanto, em alguns casos, pode ser que a manutenção seja necessária antes desse período. O sistema de ar condicionado deve ser verificado sempre que apresentar sinais como mau cheiro, queda no rendimento ou dificuldade de circulação de ar.


O serviço de manutenção do ar condicionado parece simples porém deve ser feito por profissionais especializados para garantir a qualidade.

A High Clean faz a higienização completa com a Oxi Sanitização, troca do filtro (se necessário) e deixa o interior do carro com frescor para enfrentar os dias quentes.


Solicite um orçamento:


www.highcleansp.com.br Rua Nicolau Barreto 22, Brooklin - SP Tel: (11) 2639-2922 | WhatsApp: (11) 93323-2233 Seu carro merece os cuidados High Clean!

49 visualizações0 comentário
bottom of page