top of page

Saúde a bordo: higienização do carro evita doenças respiratórias


Manter a higienização do carro em dia é fundamental para deixar o seu amigo de quatro rodas agradável e também para cuidar da sua própria saúde. Muitas vezes, nem imaginamos a quantidade de bactérias e fungos que vivem dentro do nosso carro, não é mesmo?

Engana-se quem acha que apenas dar aquela lavada externa e retirar a sujeira do chão no interior do veículo são suficientes para deixar o carro 100% limpo. Isso não basta! Os bancos, carpetes e tapetes também devem passar por um processo de higienização.

A médica especializada em parasitologia Gilda Barbosa recomenda evitar comer dentro do carro. O acúmulo de restos de alimentos e sujeiras no interior do veículo pode ser prejudicial à saúde.

“O número de parasitas que podem permanecer dentro do carro é muito grande. Por exemplo, pulgas podem ficar até dois meses em jejum. A falta de higienização do automóvel pode causar doenças respiratórias como bronquite e asma”, explica Gilda.

A médica ainda ressalta que as moscas podem transmitir parasitas, como fungos, o que também facilita para algumas doenças.

“O carro deve estar sempre arejado e higienizado, a lavagem deve ser feita no mínimo de 15 em 15 dias”, destaca Gilda.


Malefícios da fumaça do cigarro


E para os fumantes, outra recomendação da médica é não fumar dentro do carro. Além de fazer mal para o próprio fumante, a fumaça também acaba sendo inalada por outras pessoas que estão dentro do veículo. E como se isso não bastasse, as partículas minúsculas dos gases que formam a fumaça também se depositam nos bancos e painéis do carro, permanecendo ainda por mais tempo no interior do veículo.

“Não se deve fumar dentro do carro porque as toxinas permanecem no interior do veículo durante um tempo, sendo prejudicial a todas as pessoas que utilizam o automóvel”,

.Limpeza do sistema de ar

Outro cuidado que devemos ter com a higienização do carro é fazer a revisão periódica do sistema de ar condicionado. Bactérias e fungos costumam ficar nessa parte do veículo. Então, imagina o mal que fazemos para nós mesmos quando ligamos o ar condicionado que está completamente sujo.

O filtro de ar deve ser trocado a cada revisão do carro, pois ele é o responsável por "segurar" a sujeira, evitando que ela entre para o sistema de ar. A sujeira que não é captada pelo filtro vai para os tubos do sistema.


Nesses meses secos é essencial manter o carro sempre higienizado, não somente por questão de estética mas principalmente de saúde.

A High Clean é especialista em higienização, realizando um serviço completo em todas as partes do veículo, e em especial do ar condicionado, tão importante na prevenção de doenças respiratórias.


www.highcleansp.com.br Rua Nicolau Barreto 22, Brooklin - SP Tel: (11) 2639-2922 | WhatsApp: (11) 93323-2233 Seu carro merece os cuidados High Clean!

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page