top of page

Vai viajar no feriado? Veja antes os cuidados que o motorista deve ter em períodos chuvosos.




É natural que muitos comecem a se deslocar antes do feriado, e mesmo com as regras de distanciamento, a incidência de veículos nas rodovias acaba sendo maior nesses dias. Porém antes de pegar estrada vamos ver os cuidados que o motorista deve ter durante o início da primavera, estação do ano que apresenta rápidas mudanças de temperaturas e que ocasiona chuva forte, queda de granizo e ventos.


Nas rodovias, uma ocorrência frequente em épocas chuvosas é a aquaplanagem, uma ação que consiste na perda de contato entre um veículo e o asfalto, em virtude do acúmulo de água sobre o piso. Quando isso ocorre, o motorista perde o controle do automóvel, não consegue freá-lo ou direcioná-lo. Para diminuir as probabilidades desta ocorrência há algumas dicas.


A primeira exige a verificação dos pneus. Eles devem estar em boas condições de uso, com os sulcos dentro da especificação determinada. Essas ranhuras são as responsáveis pelo escoamento da água. Pneus com a pressão acima do normal diminuem a aderência, já abaixo, influenciam na estabilidade. Outra dica para evitar a aquaplanagem é reduzir a velocidade ao perceber grande quantidade de água no asfalto.


Veja outras indicações:


1 – Limpador de para-brisas: O item é um dispositivo que serve para manter a transparência do para-brisas, em caso de chuva, eliminando o excesso de água através de escovas de borracha, fixadas a suportes metálicos com movimento de vaivém. Com isso, é fundamental que o motorista verifique as palhetas e se o motor elétrico do sistema está funcionando, principalmente nesta época do ano. Dica, mantenha o reservatório do limpador de para-brisas abastecido com água e com um produto específico, de preferência com PH neutro. Acione o jato de água que é acionando com o movimento das palhetas por pelo menos três vezes na semana e observe se os componentes estão realizando uma limpeza uniforme e sem deixar marcas no vidro ou apresentar falhas, trepidações ou ruídos no ato do acionamento. Esse procedimento garante a hidratação das borrachas das palhetas e previne troca precoce.


2 – Sistema de ventilação: Boa visibilidade é crucial. O processo de desembaçar o para-brisa é feito pelo sistema de ventilação forçada do carro. Se o automóvel tiver ar-condicionado, é ideal que o motorista o ligue na velocidade máxima e na temperatura mais fria, pois o ar frio vai retirar toda a umidade do vidro e melhorar a visibilidade. Na ausência do item, a melhor opção é usar o ar quente, que faz as gotículas condensadas evaporarem. Quando o carro não conta com nenhum destes recursos, o motorista deve usar um pano bem limpo. Atenção: Nunca utilize a mão para tentar desembaçar o vidro, pois a ação mistura a gordura da mão com a água, piorando a situação. Cuidado com aplicação de silicone no painel, produtos de má qualidade ou excesso de utilização pode contribuir em baixa visibilidade nos dias de chuva, deixando o vidro do veículo com aspecto gorduroso devido evaporação do silicone quando o veículo tem exposição ao sol.


Choveu? Atenção redobrada!


Ter atenção ao atravessar trechos alagados, que podem prejudicar o motor do carro ou surpreender o motorista com buracos e poças mais profundas é crucial. E por fim, ficar atento à forma de dirigir também é recomendado. Não ultrapassar a distância de segurança, reduzir a velocidade e dirigir com farol baixo são algumas das práticas que podem lhe ajudar. Lembre-se que ao dirigir na chuva, a sua preocupação deve ser chegar ao destino em segurança, e nunca da forma mais rápida. Nesses casos, a tentativa de encurtar o tempo pode ser prejudicial.


É de extrema importância revisar seu carro antes de viajar, e as palhetas devem estar em ordem funcionando perfeitamente. A High Clean trabalha com as palhetas da Wurth, de qualidade inigualável, que trarão tranquilidade em momentos chuvosos.


Como vimos na matéria, o ar condicionado também deverá ser revisado, e na High Clean é feita a higienização e se conveniente a troca do filtro, medidas importantes e necessárias.


Passe na High Clean antes de viajar... seu passeio será com conforto e segurança.


E na volta deixe seu carro conosco, que cuidaremos dele para sua próxima viagem!



www.highcleansp.com.br Rua Nicolau Barreto 22, Brooklin - SP Tel: (11) 2639-2922 | WhatsApp: (11) 93323-2233 Seu carro merece os cuidados High Clean!



21 visualizações0 comentário
bottom of page